segunda-feira, 6 de setembro de 2010

troca de correia Motores 2.0 8 válvulas Tempra SW, Tipo 2.0 8V e Tempra ie 8V

Motores 2.0 8 válvulas


Tempra SW, Tipo 2.0 8V e Tempra ie 8V

>>Condição de sincronismo da correia dentada

Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as marcas existentes nas polias dos comandos de válvulas devem estar posicionadas de maneira simétrica aos furos de referência. Estes furos estão localizados na tampa traseira da correia dentada (figura 2).

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Movimente manualmente o motor de modo que as marcas existentes na polia do virabrequim alinhem-se simultaneamente com a referência existente na capa da correia dentada e com o sensor de rotação (figura 1);

Remova as correias auxiliares da direção hidráulica, do alternador e do compressor do ar condicionado (se existirem);

Retire a polia do virabrequim (roda fônica);

Retire a tampa protetora da correia dentada;

Gire manualmente o motor de modo que as referências existentes nas polias dos comandos, alinhem-se de maneira simétrica aos furos de referência existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2);

Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim, alinha-se com a referência existente no bloco do motor (figura 3);

Nos veículos Tempra SW e Tipo 2.0 8V, que possuem distribuidor de ignição, confira também o posicionamento do mesmo. Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5 e 6), o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 5). Se o posicionamento não estiver correto, solte os parafusos de fixação do distribu-idor e reposicione-o;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5, 6 e 7), solte a porca do tensionador e retire a correia. Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;


Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta específica para tensionamento (figura 4). Esta ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso móvel. A ferramenta deve ser instalada com o contrapeso e o peso adicional de tensionamento posicionados na marca de 140 mm da escala contida na alavanca (figura 4); Com a ferramenta instalada no tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais no motor (no sentido horário);


Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e aperte a porca de fixação do tensionador (torque de aperto 45 N.m ou 4,5 Kgf.m);

Gire manualmente o motor e confira a condição de sincronismo da correia (figuras 2 e 3);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

11 comentários:

  1. muito bom mas tenho uma pergunta esse carro nao tem ponto no volante do motor?

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  2. muito bom mas tenho uma pergunta esse carro nao tem ponto no volante do motor?

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  3. amigao onde esta a figura numero 5? valeu obrigado

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  4. Já fiz tudo isso é meu Tempra não pega de jeito nenhum

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  5. E normal dar 2 positivo no conector do distribuidor???
    Pos chave ser positivo e negativo???

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  6. Boa tarde estou com um tipo 2.0 8v carro chegou sem funciona troquei anéis de seguimento já verifiquei as vouvolas ele tem sentela os bico injeta mais não pega

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    Respostas
    1. Estou com um com o mesmo problema tudo pra funcionar e.nao pega

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