segunda-feira, 13 de setembro de 2010

troca de correia dentada da Renault: Twingo 1.0 8V, Clio 1.2 8V, Mégane 1.6 8V, Kangoo 1.6 8V e Express 1.6 8V



correias renaut
Motores 1.0, 1.2 e 1.6 8 válvulas


troca de correia dentada da Renault: Twingo 1.0 8V, Clio 1.2 8V, Mégane 1.6 8V, Kangoo 1.6 8V e Express 1.6 8VParticularidades do procedimento


As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:

A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.

Para se verificar o sincronismo do motor é necessário retirar a capa de proteção da correia.

Procedimento para substituição da correia

Posicione o veículo em um elevador automotivo;

Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);

Retire as correias auxiliares (alternador, bomba da direção hidráulica etc);

Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 3);

Solte os parafusos da polia do virabrequim (5 parafusos) e retire a polia;

Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 3);

Solte todos os parafusos de fixação da capa de proteção da correia dentada e retire a capa;

Com a correia já exposta, gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na tampa de válvulas (figura 4). Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim deve alinhar-se com sua respectiva referência fixa (figura 4);

Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia. Evite movimentar bruscamente os eixos. lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Reinstale a capa de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim (torque recomendado: – Parafuso principal: 20 N.m (2 Kgf.m) + 90 graus angulares). - Parafusos secundários: 50 N.m (5 Kgf.m) cada


Retire a ferramenta de travamento;

Reinstale o que foi retirado.

2 comentários:

  1. figura 4?
    figura 5?
    só tem uma figura amigo.

    ResponderExcluir
  2. veja o tutorial completo em:
    https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO2wykqODlmNzY4ODctOWVkNy00NjU1LWIzZGEtOThmNTY2MTVlZTVm/edit?hl=pt_BR&pli=1

    ResponderExcluir

anuncio

Blogger templates