quarta-feira, 28 de abril de 2010

O platinado ou conjunto ruptor

O platinado ou conjunto ruptor é um dispositivo do sistema de ignição que tem como finalidade, auxiliar o sistema a produzir as centelhas de alta tensão, necessário para a combustão da mistura ar+combustível.




Fica localizado no interior do distribuidor e age no sistema como um interruptor, que liga e desliga um circuito elétrico. Quando o platinado está com seus contatos fechados, a bobina de ignição terá seu enrolamento primário energizado, formando na mesma um campo eletromagnético. Quando ocorre a abertura dos contatos, esse campo é desfeito e nesse momento, ocorre uma indução eletromagnética no enrolamento secundário. Essa indução é responsável em "criar" uma nova diferença de potencial no segundo enrolamento. Em função da diferença no número de espiras no enrolamento secundário (em maior número que no primário), a tensão elétrica se eleva para cerca de 20 mil volts ou mais, dependendo do sistema.



A abertura do platinado ocorre em função de um eixo que gira no interior do distribuir. Esse eixo possui ressaltos que são encarregados de abrir os contatos do platinado. O fechamento é garantido por uma mola em forma de lâmina.



Os contatos dos platinados devem suportar temperaturas elevadas e ainda sim, continuar sendo um excelente condutor de corrente elétrica. Essas características fazem do tungstênio, uma excelente alternativa e muito mais barato que a platina, originalmente utilizado na sua fabricação.



A abertura dos contatos é muito importante para o bom funcionamento do motor, pois ele interfere diretamente no ângulo de permanência. Normalmente, ajusta-se essa abertura com um cálibre de lâminas com medida 0,40mm. O ideal é sempre consultar o manual do fabricante para obter a abertura correta.



Para evitar que os contatos do platinado se danifiquem no momento do corte da corrente primária, o sistema é dotado de um capacitor, também chamado de condensador. Para maiores informações sobre o funcionamento da ignição por platinado e condensador, acesse o link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates